É possível mudar de vida e ter uma carreira com propósito?


Entenda como o autoconhecimento pode te ajudar a mudar de vida e ter uma nova carreira com mais propósito


Muitas pessoas precisaram escolher sua carreira com o fim do Ensino Médio, aos 17 ou 18 anos. Entraram numa faculdade, foram para o mercado de trabalho e, depois de um tempo, sentem-se frustrados com os rumos profissionais e falta de propósito.

E a pandemia acelerou muito esta percepção: com muitas mudanças na relação trabalhista, surgiram inúmeros dilemas (novos e antigos) do mercado de trabalho, como a adaptação ao home office, a redução salarial, estresse e a mudança de carreira.

Por exemplo, conforme pontua a CNN, em uma pesquisa global realizada pela Pearson, 76% dos brasileiros afirmam que o novo coronavírus mudou a percepção quanto às suas trajetórias profissionais. E diversos profissionais passam por esse dilema: querer mudar de vida e fazer uma transição de carreira.

Para compreender mais sobre este tema, no post de hoje vamos entender como o autoconhecimento pode te ajudar a mudar de vida e ter uma nova carreira com mais propósito.

É possível mudar de vida e começar uma nova carreira?





Sim, claro que é possível mudar de vida e começar uma nova carreira, independentemente da idade.

Ter o desejo de mudar sua carreira profissional é completamente normal, pois as pessoas precisam, independentemente da fase em que se encontram na vida, passar por mudanças, transformações, enfrentar desafios e encontrar o seu propósito para se sentirem realmente felizes.


Mas aí vem a pergunta: o que pode gerar essa necessidade de mudança de vida? Na verdade, são diversos os motivos, tais como:


  • Desmotivação;

  • Clima organizacional desestimulante;

  • Problemas com a liderança;

  • Falta de desafios;

  • Pouco reconhecimento;

  • Estresse;

  • Salário baixo;

  • Falta de perspectiva;

  • Mudança nos objetivos pessoais;

  • Falta de um propósito claro.

Independentemente do motivo, toda essa infelicidade com a carreira pode afetar outras áreas da vida. Por isso, em alguns momentos, fazer um plano para mudar de vida pode ser essencial e trazer resultados fantásticos.

Porém, existem aqueles que, mesmo querendo mudar de carreira, se sentem acomodados e não saem da zona de conforto, o que pode gerar uma vida cercada de lamentações e tristeza.

Quais são os impactos da mudança de carreira?


Mudar de vida e começar uma nova carreira é sair totalmente da zona de conforto. Obviamente que, antes de tomar essa decisão, é importante avaliar bem toda a situação.

Ou seja, diversas questões precisam ser analisadas e avaliadas durante esse processo de mudança, tais como:

  • Quais são os meus objetivos de carreira de médio e longo prazo?

  • Quais passos preciso dar para começar essa mudança? (será necessário iniciar uma nova graduação ou apenas um curso mais curto é suficiente)?

  • Tenho reserva financeira para esse período de mudança?

  • Há outras pessoas que dependem financeiramente de mim?

  • Como fazer uma mudança de vida que traga menos impactos negativos no curto prazo?

  • Como ter uma orientação durante todo esse processo de mudança?

No entanto, não deixe de tomar a sua decisão por medo do que pode acontecer. Para vencer alguns obstáculos e minimizar os riscos, é preciso fazer um bom planejamento. É esse planejamento que irá ser uma força para o processo de mudança.

Montando um plano para mudar de vida e fazer uma transição de carreira


Sabemos que mudar de profissão e fazer uma transição de carreira são passos muito importantes. Mas como já salientamos aqui, não é algo propriamente fácil e que acontece da noite para o dia. Porém, é necessário dar o primeiro passo e abraçar esse novo desafio.


Por isso, se você quer mudar de vida, trouxemos aqui algumas dicas práticas que, certamente, irão te ajudar.


Desenvolva o autoconhecimento


Antes de fazer uma mudança, é importante se conhecer, não é mesmo?! Por isso, o autoconhecimento é tão importante: ele está rompendo as barreiras das salas de terapias e chegando com tudo no mercado de trabalho. Os profissionais perceberam a importância do autoconhecimento em suas carreiras e os impactos dele em diversas áreas da vida.


Por isso, conhecer mais a nós mesmos oferece ganhos imensos em, por exemplo:

  • nossos relacionamentos interpessoais;

  • em nossa confiança;

  • em nossa capacidade;

  • na evolução pessoal e profissional;

  • no nosso empoderamento e, por último;

  • na nossa felicidade.


Além disso, o autoconhecimento é fundamental para você encontrar e definir o seu propósito, tão fundamental no processo de mudança de vida.


Entenda o mercado atual


Outro ponto importante é saber que o mercado muda a todo instante. Assim, é necessário compreender as necessidades do mercado no médio e longo prazo.


Essas necessidades representam oportunidades para, inclusive, aprender coisas novas. Reavalie conhecimentos e habilidades que você possui. Não tenha medo de aprender coisas novas e adquirir outras habilidades e competências. Essa capacidade de se inventar e reinventar a todo momento é crucial para quem pretende mudar de vida, desde que esse seja o seu verdadeiro desejo.


Faça uma reserva financeira


É fundamental pensar em questões práticas durante todo o processo de transição de carreira e, uma delas, é a questão orçamentária. Para evitar algumas dores de cabeça, o ideal é ter uma reserva financeira para essa fase de mudança.


E essa reserva financeira torna-se ainda mais importante ainda se há outras pessoas que dependem financeiramente de você, tais como filhos, pais, dentre outros.


Não se esqueça: invista em autodesenvolvimento e capacitação


Definindo a nova área de carreira, é fundamental estar atualizado, possuir conhecimento e trabalhar sempre o seu autodesenvolvimento.


Como vimos, conhecer e entender o próprio perfil comportamental é uma forma de trabalhar o autodesenvolvimento. E, certamente, é esse o perfil de profissional que terá muito mais facilidade para fazer uma transição de carreira bem-sucedida e mudar de vida para uma organização ou colocação que seja mais adequada para o seu perfil e para as suas expectativas.


Quer conhecer mais o seu perfil comportamental?

O Groume é uma empresa impulsionada pela Grou, que busca despertar o autoconhecimento para potencializar a performance e felicidade das pessoas através das melhores ferramentas de avaliação de resiliência e de perfil comportamental do mundo, facilitando a mudança de vida e transição de carreira.

Em apenas 15 minutos é possível responder um formulário e receber um relatório completo do seu perfil. Há ainda a opção de receber uma devolutiva personalizada de um de nossos profissionais especializados para uma orientação ainda mais completa.

Ficou interessado ou interessada? Então, acesse o site, conheça os nossos produtos e incremente sua jornada em busca de autoconhecimento, transição de carreira, alta performance e felicidade no trabalho :)


2 visualizações0 comentário