Autoconhecimento e carreira: o que eu preciso saber para tomar decisões mais assertivas?


Entenda o que é autoconhecimento, como ele pode afetar nossas decisões de carreira e conheça dicas práticas de como desenvolver o autoconhecimento


Cada vez mais as pessoas têm procurado novas formas para ter um melhor autoconhecimento.

O autoconhecimento é um processo de aprendizado de longo prazo, que pode durar a vida toda. No campo da filosofia, autoconhecimento se refere à consciência das próprias sensações, crenças, pensamentos e valores. Pelo menos desde Descartes, a maioria dos filósofos acredita que o conhecimento de nossos estados mentais difere muito do nosso conhecimento do mundo externo.

Assim, podemos entender o autoconhecimento como uma jornada interna, ou seja, um processo contínuo.

Para compreender mais sobre o tema, neste post vamos explicar o que é autoconhecimento, como ele pode afetar nossas decisões de carreira e conhecer dicas práticas de como desenvolvê-lo.

Ficou curioso ou curiosa? Vamos lá, então!




O que é autoconhecimento?



Apesar de usarmos muito essa palavra no dia a dia, poucas pessoas sabem, de fato, qual é o seu verdadeiro conceito.


O autoconhecimento é conhecer a própria essência, ou seja, é ter pleno domínio de si mesmo: em pensamentos, desejos, esperanças, frustrações e crenças.


Desta forma, o autoconhecimento nos permite traçar um mapa pessoal que faz com que tenhamos oportunidade de entender:

  • Quem somos;

  • Onde queremos chegar na vida pessoal;

  • Onde queremos chegar na vida profissional.


Isso gera um foco muito maior.


Ou seja, o autoconhecimento é uma oportunidade de olhar para dentro de nós mesmos com muito mais atenção e, a partir disso, é possível rever diversos tipos de atitudes, comportamentos e objetivos.


Qual a importância do autoconhecimento


Mas até que ponto exercitar o autoconhecimento é importante e traz verdadeiros benefícios?

O autoconhecimento é algo muito importante, pois permite que as pessoas compreendam melhor quais são as suas habilidades e capacidades profissionais, as virtudes, valores, missão de vida e, também, o propósito.

Algumas vantagens que o autoconhecimento é capaz de proporcionar:

  • Desenvolvimento da Inteligência Emocional;

  • Resiliência;

  • Definir quais são as metas e objetivos;

  • Clareza quanto à missão de vida e seu propósito;

  • Maior controle dos sentimentos;

  • Mais empatia com o próximo;

  • Melhor relação social com as pessoas;

  • Ambiente de trabalho muito mais saudável;

  • Relações familiares fortalecidas.

Mas será que o autoconhecimento só pode ser usado no âmbito pessoal?


O autoconhecimento pessoal e o autoconhecimento profissional


O autoconhecimento verdadeiro nos leva a transformações com os mais diversos impactos, inclusive em áreas diferentes da nossa vida.

Autoconhecimento pessoal

Quando a pessoa desenvolve o autoconhecimento com foco nos aspectos pessoais, toma consciência das suas metas, desejos, objetivos e propósitos. Além disso, faz com que repense determinadas atitudes, fortalecendo as suas qualidades e trabalhando as suas fragilidades.

Isso faz com o indivíduo se desenvolva e conheça a sua essência, gerando uma melhor qualidade de vida e bem-estar, assim como relacionamentos mais saudáveis e a manutenção de relações positivas (de amizade, familiares e amorosas).

Como o autoconhecimento influencia nossas decisões de carreira

Sabemos que cada pessoa deve buscar aprimorar suas habilidades e competências para poder contribuir de uma melhor forma para a organização em que trabalha, assim como para procurar novas oportunidades fora dela.

Assim, o autoconhecimento no âmbito profissional contribui com uma maior segurança para tomar decisões, para realizar tarefas e otimizar resultados.

Ao investir em autoconhecimento, é possível entender melhor quem nós somos, o que queremos e como chegar lá. Ter essa consciência nos ajuda a tomar decisões melhores, assim como descobrir algumas respostas, tais como:

  • Eu tenho perfil para trabalhar em uma cultura forte e sob pressão?

  • O que eu valorizo em um emprego?

  • Quanto o salário é importante para mim?

  • Por que não estou feliz na minha profissão atual?

Como desenvolver o autoconhecimento

Desenvolver o autoconhecimento é algo que exige constância e prática. Ou seja, precisa ser desenvolvido aos poucos, com o tempo. Além disso, precisa ser contínuo e de acordo com o momento em que cada um está vivendo.

O Portal Consumidor Moderno traz três passos simples para você começar a desenvolver o autoconhecimento. Adoramos a referência e vamos resumir aqui:

Questione-se sempre


É preciso questionar os sentimentos quando eles aparecem, assim como os próprios comportamentos. Ao fazer isso, a pessoa passa a entender qual a origem daquele sentimento, comportamento ou gosto.

Aceite suas emoções


É muito comum que as pessoas tentem afastar sentimentos para não lidar com eles, principalmente os negativos, não é mesmo?! Entretanto, é importante aceitar esses pensamentos e sensações, perguntando-se o porquê de estar sentindo aquilo.

Perdoe-se


É importante entender que ninguém é perfeito e não será. Por isso, quando os erros ocorrerem, é importante entender como aprender com eles. É fundamental evitar a autocrítica exagerada.

Autoconhecimento: que tal começar agora?

Gostou de saber como o autoconhecimento pode te ajudar a lidar com seus sentimentos, emoções e a definir objetivos claros, principalmente quando o tema é sua carreira?

Já imaginou ter acesso a uma ferramenta para obter insights precisos sobre você, descobrindo as principais características do seu perfil comportamental e o que precisa desenvolver para ter um melhor desempenho na sua profissão ou, até mesmo, entender o que é necessário para se adaptar e buscar desafios em novas áreas?

A Groume é uma empresa impulsionada pela Grou, que busca despertar o autoconhecimento para potencializar a performance e felicidade das pessoas através das melhores ferramentas para mapeamento comportamental do mundo, tais como: Avaliação do Perfil Comportamental (PDA), Questionário de Resiliência e Dilemas de Gestão.

Em apenas 15 minutos é possível responder um questionário e receber um relatório completo do seu perfil. E ainda pode optar por receber uma devolutiva personalizada de um de nossos profissionais especializados para uma orientação ainda mais rica.

Ficou interessado ou interessada? Então, acesse o site, conheça os nossos produtos e incremente sua jornada em busca de autoconhecimento, alta performance e felicidade no trabalho :)


2 visualizações0 comentário