Como pedir aumento de salário?


Entenda a importância de saber o momento certo para pedir aumento de salário e veja nossas dicas de como se preparar para este momento






Motivos para pedir aumento de salário não faltam para nenhuma pessoa, não é mesmo?! No entanto, a maior parte das pessoas não sabe definir qual a melhor forma de pedir aumento salarial.

Além disso, pedir aumento de salário nem sempre é um momento fácil, tanto para os profissionais em início de carreira quanto para os profissionais mais experientes.

Para ter sucesso nesta solicitação, é preciso se preparar com antecedência, reunir argumentos e encontrar o melhor momento. Também é importante entender que há uma diferença entre querer, precisar e merecer.

Para entender mais sobre como pedir aumento de salário e ter sucesso, no post de hoje vamos trazer dicas práticas para você.


Afinal, quando pedir aumento do salário?


Muitos profissionais não sabem, ao certo, qual o momento ideal para pedir o aumento de salário.


Pedir um aumento de salário é uma opção quando a pessoa sente que está contribuindo para a empresa, mas que seu salário não está compatível com o que deveria ser.


Pode ser porque o profissional entrega acima do esperado para a sua posição ou, então, que o salário está defasado em relação ao mercado.


Assim, trazer informações e dados da performance nos últimos meses pode ajudar a embasar o pedido. Mais a seguir traremos mais dicas práticas.



Erros mais comuns na hora de pedir aumento do salário


Antes de falarmos como pedir aumento de salário, é importante explicar sobre os erros mais comuns que podem acontecer durante este momento.

Utilizar situações pessoais

É muito comum as pessoas usarem questões pessoais no momento de pedir um aumento de salário (estou com dívidas, preciso fazer um tratamento de saúde, dentre outros). Porém, do ponto de vista da empresa, tais argumentos não fazem muito sentido.

A gestão das finanças pessoais cabe a cada indivíduo ou família. Por mais que seu líder direto se sensibilize, os argumentos pessoais acabam não gerando embasamento profissional, além de serem muito frágeis.

Os motivos para pedir aumento de salário devem ser relacionados à performance e as entregas realizadas para a empresa.

Não ter argumentos válidos


Outro erro comum é solicitar o aumento sem ter uma justificativa válida para isso. Para isso, antes de marcar uma reunião, é necessário reunir argumentos objetivos e impactantes.

Fugir da realidade do mercado

Outro erro comum é não levar em consideração a realidade do mercado. Antes de pedir um aumento salarial, é importante conhecer a faixa recebida pelos profissionais da área.


Como pedir aumento de salário: dicas práticas


Vamos agora com dicas práticas que vão te ajudar a se preparar para a hora de pedir um aumento salarial.


Prepare os argumentos


É necessário se preparar para este momento. Assim, a escolha dos argumentos para essa conversa deve ser organizada com antecedência, sempre focando o ponto de vista da empresa.


Por exemplo, destaque as principais realizações profissionais dos últimos meses e os impactos gerados para os resultados da organização. Seja confiante nos seus argumentos: a autoconfiança revela que você conhece a importância do seu trabalho para a estratégia da empresa.


Além disso, tome cuidado com o tom da conversa: ele nunca pode parecer uma ameaça “ou eu ganho o meu aumento ou eu saio”. Mantenha a cordialidade e a objetividade dos argumentos.


Descubra o momento certo


Lembre-se que os salários fazem parte do orçamento da empresa que, normalmente, é definido anualmente. Descubra a época do ano no qual o orçamento para o período posterior é definido e, com um mês de antecedência, tenha essa conversa com o seu líder.


Assim, em caso positivo (dele achar que o aumento solicitado é justo), ele terá tempo para inseri-lo na previsão orçamentária do período seguinte.


Considere a situação da empresa


Não faz muito sentido pedir aumento de salário se a empresa estiver passando por dificuldades financeiras, por exemplo. Por isso, antes de marcar essa conversa, entenda o contexto da organização.


Marque um horário com seu líder direto e escolha um local apropriado


A conversa com seu líder deve ser programada. Ou seja, nem pense em usar a hora do cafezinho para ter essa conversa delicada e importante.


Por isso, é fundamental marcar um dia, horário e local apropriado para essa conversa, para não ter excesso de barulho e para vocês não serem interrompidos.


Não espere uma resposta imediata

É provável que o seu líder tenha que consultar outros gestores, sócios ou mesmo o RH para te responder.

Dificilmente você sairá da conversa com uma resposta. Por isso, responda que tudo bem, mas não deixe de perguntar quando vocês voltarem a conversar.

Assim, dentro de uns 15 dias, não há problema nenhum em você perguntar se ele já tem alguma atualização.


Invista em autodesenvolvimento e capacitação


Como explicado logo no início, um dos quesitos necessários para que seja pedido um aumento do salário é a questão do merecimento. Uma forma de apresentar resultados é através da alta performance.


Aí vem uma outra pergunta: como ter esta alta performance? O autoconhecimento é uma forma impactante para começar esse processo de desenvolvimento. Assim, conhecer e entender o próprio perfil comportamental é uma forma de trabalhar esse autoconhecimento.


É fundamental ter plena consciência e descobrir as suas competências e habilidades, para que você possa apostar nelas, desenvolvê-las e, assim, aumentar sua performance.


O autoconhecimento e autodesenvolvimento mostram maturidade e geram resiliência, que são hoje fundamentais para ser um profissional diferenciado no mercado de trabalho. E isso é extremamente importante, já que as empresas buscam profissionais muito capacitados. Porém, o que os mantém, definitivamente, é a forma como ele se relaciona com as outras pessoas e como mantém, minimamente, um clima de trabalho agradável.


E, certamente, é o perfil de profissional que, com entregas robustas de resultados, terá maior facilidade no momento de pedir o aumento de salário.

A Groume é uma empresa impulsionada pela Grou, que busca despertar o autoconhecimento para potencializar a performance e felicidade das pessoas através das melhores ferramentas de avaliação de resiliência e de perfil comportamental do mundo.

Em apenas 15 minutos é possível responder um questionário e receber um relatório completo do seu perfil. Há ainda a opção de receber uma devolutiva personalizada de um de nossos profissionais especializados para uma orientação ainda mais completa.

Ficou interessado ou interessada? Então, acesse o site, conheça os nossos produtos e incremente sua jornada em busca de autoconhecimento, alta performance e felicidade no trabalho :)



1 visualização0 comentário