Perfil Comportamental: quando e porque utilizar esta ferramenta

Você já pensou em realizar um teste comportamental? Descubra quando e porque esta ferramenta pode ser útil para o seu crescimento pessoal e profissional.



Entender suas qualidades e características comportamentais, seus pontos fortes e fracos, é fundamental para o crescimento pessoal e profissional.


Fazendo um paralelo com o mundo dos negócios, podemos dizer que ter ciência de quem você é pode trazer até mesmo uma tremenda economia de tempo e dinheiro para sua vida.


Isso mesmo.


Além da sensação de ter um propósito, um significado maior, o autoconhecimento também tem efeitos bem práticos($) e funcionais($). Veja o setor de RH das grandes empresas como exemplo.


Em suas rotinas, uma grande preocupação está em encontrar o famosos match entre candidato e vaga. Isso porque, pessoas certas no lugar certo estão mais felizes, produzem mais e permanecem mais tempos em seus cargos. Em outra palavras: mais dinheiro no caixa e menos sendo desperdiçado em novas contratações.

Sabe como este problema é resolvido? Através de um exercício profundo de conhecimento de seus candidatos. Mapeando o seu perfil, suas forças e fraquezas, nível de resiliência e tantas outras questões. Mas ao contrário do que muita gente pensa, isso não ocorre durante a entrevista ou dinâmicas de grupo, mas, sim, através da aplicação de testes de perfil comportamental.


Aqui no Brasil, estas mesmas ferramentas já estão disponíveis para qualquer pessoa utilizar em seu próprio benefício, quando bem entender, e não apenas em processos seletivos. No post de hoje vamos explicar quando e porque utilizar testes de perfil comportamental, e quais os benefícios isso pode trazer para sua carreira e para a vida como um todo.



Quando devo aplicar um teste comportamental


Você é o dono da sua própria vida, não é mesmo? Então, em suma, você pode aplicar um teste comportamental quando bem entender. E sempre terá um retorno valoroso ao analisar o resultado.


Porém, existem algumas fases da nossa vida que pedem este tipo de exercício com mais urgência. Normalmente quando estamos em busca de algum objetivo na carreira, quando uma mudança acontece, ou quando iniciamos uma espécie de jornada de autoconhecimento. Sendo mais específicos:


  • Quando você busca uma recolocação

  • Quando você busca uma promoção

  • Um novo emprego

  • Ao iniciar um cargo de gestão

  • Auxílio em escolhas importantes no âmbito profissional e pessoal

  • Para iniciar um novo negócio

  • Para buscar um novo rumo após um desligamento (seja ele passivo ou ativo)

  • Ou mesmo para auxiliar em terapias


Quando nos conhecemos melhor, temos mais controle de nossas atitudes e mais assertividade em nossas decisões. Portanto, testes que mapeiam o seu perfil comportamental podem te ajudar frequentemente em vários momentos importantes da vida. Desde um objetivo de carreira, até mesmo ao iniciar uma família. No próximo tópico você vai entender melhor como isso tudo funciona.


Porque fazer um teste comportamental


Existem diversas ferramentas e meios de aprofundar o seu autoconhecimento. Os testes de perfil comportamental são um deles. Mas o legal é que funcionam como um poderoso auxílio em qualquer estratégia que você esteja adotando. Para quem gosta de terapia, para quem gosta de coaches, para quem gosta de desabafar com os amigos no bar, para quem gosta de tarot, búzios e horóscopo, e até mesmo para quem não gosta de nada.


Testes de perfil comportamental oferecem um conhecimento super profundo e com o mínimo esforço. Levam em média 15 min para ser aplicados e tem um nível de assertividade na casa dos 90%. É até muito comum ver pessoas incrédulas (e ligeiramente incomodadas) com tamanha precisão em seus relatórios.


Falando agora mais especificamente sobre os resultados, este tipo de ferramenta oferece uma análise em diferentes aspectos da sua personalidade. Aqui listamos alguns dos tópicos abordados.


Entender os seus pontos fortes e fracos


Podemos dizer que esta é uma das informações mais básicas deste tipo de ferramenta. Mesmo assim, uma das mais importantes. Ao responder o questionário, você recebe um relatório das suas características pessoais baseadas em eixos específicos. Por exemplo: risco, extroversão, paciência, normas, autocontrole.


Embora não exista certo e errado, toda característica tem seus pontos fortes e fracos, ou, em outras palavras, seus extremos. E é isso que os testes te oferecem: um análise do que você tem de melhor, e o que pode se apresentar como dificuldade, em cada um dos aspectos analisados.


Entender como funciona sua tomada de decisão


Cada um de nós tem um estilo de tomada de decisão. Alguns são mais impulsivos, outros são mais cautelosos, e às vezes tudo depende. Os testes de perfil comportamental fazem uma análise do seu modelo de tomada de decisão, relacionando estes extremos (ser cauteloso / ser ágil) com outras características comportamentais suas, em diferentes cenários.


Ter este tipo de conhecimento é importante para que você possa respeitar o seu próprio processo, para entender como e porque você tomou determinadas decisões no passado, e ter um melhor controle de si mesmo nas decisões do futuro.


Entender o quanto você está utilizando do seu potencial


Como está sua motivação, sua energia? Você está utilizando o máximo do seu potencial no trabalho atual? Está sendo exigido demais? Ou “de menos”? Testes de perfil comportamental são capazes de medir tudo isso, oferecendo uma leitura completa do seu perfil, e de como você se sente em relação ao momento que está vivendo. Uma ótima fonte de informação para você tomar decisões na carreira, entendendo se não poderia ser mais produtivo (e mais feliz) em outras aventuras, ou mesmo o contrário, convencendo-se de que forma um par perfeito como seu trabalho.


Entender como você se relaciona com outras pessoas


Este é um dos pontos mais interessantes dos testes de perfil comportamental: eles te ajudam a melhorar o seu relacionamento com outras pessoas.


Profissionais de RH os utilizam para entender se um candidato pode se dar bem com o time ou não. No caso de uma avaliação “pessoa física”, com puro intuito de autoconhecimento, a ferramenta te ajuda a entender como você lida com os outros em diferentes situações, como é o seu modo de agir (e reagir), como é sua paciência, entre outras características.


Lendo este texto você pode estar achando, “mas eu já sei tudo isso”. Pois a verdade pode ser bem diferente. Muita gente se surpreende com os resultados e consegue entender melhor algumas características pessoais importantíssimas a partir de uma nova perspectiva.


Por exemplo: uma pessoa pode achar que é super racional. Mas acaba descobrindo que suas características são emocionais na maior parte do tempo. Ela apenas tem um apego às normas tão grande, que acaba sempre escolhendo o “certo”, mesmo que isso se reflita em seus sentimentos. Pontos de vista assim te ajudam a entender suas reações à diferentes tipos de situação, assim como evitar possíveis conflitos.



Entender o seu perfil comportamental


Todas as questões que falamos anteriormente, somadas, formam o seu perfil comportamental. O interessante é que alguns destes testes, como o Groume, não te definem a partir de um rótulo estático, até bem pelo contrário.


Pense como se você estivesse customizando um personagem de videogame, adiciona X de “autocontrole”, Y de “risco” Z de “paciência”, entre outras variáveis, até formar você, uma pessoa única, com características que se complementam de maneira específica.


Como aplicar um teste de perfil comportamental


Se você jogar “teste de perfil comportamental” no Google, vai achar muitas ferramentas gratuitas. Elas até são legais para um entendimento inicial. Mas, na prática, são exatamente o contrário do que explicamos no tópico acima: suas respostas vão te encaixar em um perfil estático, desconsiderando inúmeras outras características pessoais suas. Comparando com uma análise de perfil comportamental completa, é quase como se você estivesse lendo um horóscopo de jornal. Em alguns momentos até pode fazer sentido, mas ainda fica faltando muito mais para ser desenvolvido.


O Groume é uma ferramenta de análise pessoal pioneira no Brasil, pois permite que qualquer pessoa o aplique. Sua análise é feita a partir do software PDA, uma ferramenta utilizada pelas maiores empresas do mundo, que aumenta a assertividade de seus processos seletivos em 75%.



Faça um teste agora mesmo


Ficou interessado em aumentar a sua compreensão sobre si mesmo? 15 minutos é tudo o que você precisa.


Os testes da Groume são rápidos de serem aplicados e apresentam uma profundidade surpreendente. Você pode realizar testes focados no seu perfil comportamental, na sua resiliência e até no seu perfil de gestão.


Acesse nosso site e confira todas as informações. Se tiver qualquer dúvida, pode nos contatar através do chat :)